terça-feira, 6 de maio de 2014

Mudanças no direcionamento do projeto

Passamos por uma fase delicada.
O fato de não conseguirmos nenhuma desova não é mais surpresa alguma. De uma dúvida causada por falta de informações(sim, nós não estávamos devidamente informadas quando propormos esse projeto) temos agora uma certeza que o que foi proposto não será atingido naturalmente no prazo de forma alguma. 
O problema poderia ter sido evitado? Com certeza se tivéssemos estudado o assunto com muito mais afinco, e não apenas superficialmente, veríamos que a nossa proposta de projeto é deveras abrangente e com requisitos improváveis para um período de tempo curto demais. Com um pouco mais de informação, com certeza teríamos sugerido um tema um pouco menos extenso.
Bem, agora é tarde e tudo que nos resta é trabalhar com o que temos, pois não queremos desistir facilmente diante da presença de obstáculos.


Não é segredo que caminhamos por caminhos totalmente errados durante o período de execução projeto. Também não é segredo algum que nos desesperamos mais do que fizemos realmente. Ao nos confrontarmos com contratempos perdemos muitas vezes o nosso rumo, uma vez que nossas análises até o momento foram monótonas e repetitivas, não indo nem pra frente e nem para trás. E o pior: elas não diziam quase absolutamente nada do que deveriam! 
Fizemos análises comportamentais apenas durante a alimentação dos peixes palhaços e nada além disso durante um bom tempo. Dias e mais dias fazendo e no fim percebemos que algo não estava correto... e era o fato de que algumas coisas que analisamos não eram nada conclusivas para o objetivo do nosso projeto. Do que adianta avaliar apenas o comportamento na alimentação? O que ele diz respeito com a formação de casais? MUITO POUCO! 
Ou seja, tempo perdido!
Nossa oportunidade no trabalho é agora questões comportamentais, até mesmo pois percebemos alguns comportamentos que se manifestam na hora da alimentação, como a própria agressividade. Porém, o nosso foco inicial, que era um trabalho apenas em cima da reprodução, se tornou agora algo extremamente complicado, por um erro nosso. Se tivéssemos entendido mais cedo do que se trata esse projeto, teríamos lidado com mais facilidade com nossos problemas. 
No fim, fazer esse projeto foi uma nova lição: de responsabilidade, comprometimento, crescimento pessoal e aprendizado profissional. Há males que vem para o bem, e podemos dizer hoje que aprendemos muito com os nossos erros.
A dica para quem se envolver em estudos é nunca vacilar com todos os requisitos que se impôs, afinal, o projeto é fruto de um pensamento pessoal, ou seja, é você quem o criou e portanto deve ter responsabilidades sobre ele.

Se quiser compartilhar uma de suas experiências ou então deixar sugestões, deixe um comentário ou então entre em contato conosco pelo e-mail estudandonemos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário