sábado, 5 de abril de 2014

Qualidade da água I- O sistema de recirculação da água

Os  Amphiprion ocellaris utilizados no nosso experimento são criados no LAPOA, Laboratório de Pesquisas com Organismos Aquáticos, na Universidade Federal do Paraná. No laboratório, o sistema de cultivo utilizado é o de recirculação da água, este que é hoje muito recomendado até na criação de peixes palhaços em cativeiro, pois, apesar de apresentar um alto custo, acaba sendo viável em termos de rentabilidade, já que a espécie tem um bom valor de mercado.
Mas o que seria de fato este sistema? Quais suas vantagens?
Há algumas variações na montagem deste sistema. O do nosso estudo é composto por aquários retangulares individuais de 37 litros, ligados entre si por tubos de PVC  e também à caixa sump. O sistema de filtragem é composto por: cesto perfurado, lã acrílica(serve também como filtragem mecânica), cascalhos de calcário, bioballs e pequenas conchas, considerados o filtro biológico do sistema(biofiltro), ou seja, os responsáveis pela fixação de bactérias nitrificadoras(que promovem a oxidação da amônia a nitrato); há a existência sistema de aquecimento e bombas (BM) de recalque, onde é feita a filtragem coletiva da água dos aquários e o bombeamento da água filtrada de volta para os aquários; e o Skimmer(SK), onde ocorre a filtragem mecânica.

Nesta imagem é possível ver os canos que saem de cada aquário, interligados a um tubo de PVC.

Caixa sump. Perceba o tubo de PVC vindo dos aquários, trazendo os resíduos do aquário para a filtragem. Na foto também é possível observar a bomba de recalque, que faz o bombeamento da água e o skimmer(na parte central)

A filtragem: Imagem mostrando o cesto perfurado, lã acrílica, cascalhos de calcário, conchas e Purigen(sachê colorido, relacionada a filtragem química - fixação de amônia). Na parte central fica o Skimmer, responsável pela filtragem mecânica.

É importante ressaltar que a criação de peixes palhaços, como outras atividades relacionadas a aquicultura, gera efluentes ricos em nutrientes e que  podem causar problemas na qualidade da água. A reutilização da água  é uma técnica alternativa no sentido de poder aliar produtividade e maior eficiência no uso da água. Assim entra a importância do sistema de recirculação.
Os resíduos sólidos gerados no sistema de recirculação são as fezes e alimento não consumido, que representam cerca de 20 a 30%. Esses resíduos em parte são removidos através de filtragem e de fracionadores de espuma (skimmer), e os que não se consegue remover, ou seja, os sólidos dissolvidos, são biodegradados nos filtros biológicos.
Assim, observando-se o mecanismo, o  cultivo em sistemas fechado de recirculação exige conhecimento. Conhecer as relações entre qualidade de água, a coleta de resíduos e os organismos cultivados (peixes e micro-organismos), é fundamental, devendo sempre ser monitorado os parâmetros físico-químicos(que serão explicados na próxima postagem) da água e também se ter controle de bactérias heterotróficas, pois assim como elas decompõem a matéria orgânica elas também competem com as bactérias nitrificadoras por espaço, oxigênio e nutrientes, o que diminui a qualidade da água.

Limpeza diária do aquário, usando um cano que suga os resíduos ainda restantes do aquário. O processo de chama "sifonar".

A água deste sistema(água marinha) é comprada pelo GIA- Grupo Integrado De Aquicultura e Estudos Ambientais. Antes de seu uso, ela é tratada com cloro, com o objetivo de se eliminar microorganismos patogênico. Costumamos deixar a água "curtindo" por cerca de 12 horas.


No momento de ser introduzida na caixa sump para distribuição pelos aquários, é necessário se fazer um teste de cloro(que pode ser facilmente encontrado em lojas) nesta água. Não deve haver resquício algum deste elemento pois ele é extremamente tóxico para o peixes, podendo até mesmo provocar morte por asfixia. 

Teste de cloro( da esquerda para direita): Ausência de cloro, presença normal de cloro e presença muito alta de cloro.

O teste de cloro é  extremamente eficiente para se saber se houve neutralização do cloro. Caso esteja em excesso na água, é necessário a aplicação de um anti-cloro, como por exemplo o tiossulfato de sódio, que tem bom efeito neutralizante.

REFERÊNCIAS:
* http://www.alconpet.com.br/produtos/ver/labcon-cloro-test
 GUERREIRO, Jussara de Almeida. REPRODUÇÃO DE Amphiprion ocellaris (Cuvier, 1830) ALIMENTADOS COM FARINHA DE LINHAÇA (Linum usitatissimum L.) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES. Engenheira de Pesca Universidade Federal do Ceará, 1983.
http://www.acquaimagem.com.br/aquagenetica/site/wp-content/principios_sistema_recirculacao.pdf
* KODAMA, Goro ;  ANNUNCIAÇÃO, Wesley Freitas;  SANCHES, Eduardo GomesGOMES, Carlos
Henrique de Araújo Miranda;  TSUZUKI, Mônica Yumi. VIABILIDADE ECONÔMICA DO CULTIVO DO PEIXE PALHAÇO,Amphiprion ocellaris, EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO
KUBITZA, Fernando. Sistemas de Recirculação: sistemas fechados com tratamento e reuso da água. Panorama da Aquicultura,v.16, n.95, p.15-22, maio/junho, 2006.
OBS: Agradecemos ao Wlademir Thiago de Paula Polese, estagiário do LAPOA,  pelo material disponibilizado com a descrição exata do sistema de recirculação de água no laboratório.

 Mande suas duvidas e sugestões nos comentários ou para nosso e-mail: estudandonemos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário