domingo, 6 de abril de 2014

Qualidade da Água II- O que deve ser analisado?(Parte 1)

A qualidade da água é um fator fundamental para o sucesso em qualquer criação. Condições inadequadas resultam em problemas no crescimento, na reprodução, na saúde e na sobrevivência dos peixes, o que pode resultar em grandes prejuízos econômicos. Por isso  é muito importante que sejam estabelecidas estratégias para se manter a qualidade na água.
Algo muito comum no dia-a-dia de manejo é se observar a presença de fezes e sobras de alimentação, que acumulam-se no fundo do aquário. Por essa razão é necessário que aja uma rotina de limpeza, pois a decomposição desta matéria orgânica está muito relacionada com um ciclo biológico que é amplamente afetado pelos parâmetros a serem medidos na água.



O  monitoramento dos parâmetros de  qualidade da água  deve ser realizado com equipamentos confiáveis, porém, além do conhecimento dos mecanismos de seu uso, é necessário se conhecer também os princípios, interações e processos físicos, químicos e biológicos que determinam a qualidade da água, uma vez que os dados obtidos devem ser interpretados. Neste contexto, há uma vasta gama de produtos de fácil manuseio e simplicidade na leitura de resultados. Os aqui apresentados são os que utilizamos no laboratório.


Restos de comida no aquário

AMÔNIA- O controle de amônia num sistema jamais deve ser esquecido, já que este composto oferece riscos ao peixe palhaço, podendo causar diminuição da resistência imunológica, danos nas brânquias e  também destruição das nadadeiras.
 A amônia se apresenta duas formas num sistema: na forma ionizada (NH4+) e não-ionizada(NH3), sendo esta última a mais importante em termos de toxidade para peixe.  Ambas formas estão em normalmente em equilíbrio num sistema, porém, com um consequente aumento de pH , a proporção de NH3 aumenta, podendo levar o peixe a uma intoxicação por amônia.
Existem produtos que permitem uma noção da quantidade de amônia tóxica na água. A estimativa é com base em um método colorimétrico, sendo que para se estimar os valores de amônia tóxica também se faz necessário se obter os valores de pH e temperatura, utilizados nesse método como informações adicionais para se chegar a um valor aproximado da amônia tóxica.




Teste colorimétrico de amônia total. Água amarela, correspondendo a 0 ppm de amônia total. A análise de amônia tóxica é relacionada a pH e temperatura.

Em laboratório utilizamos também um aparelho chamado espectrofotômetro, um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução com quantidade desconhecida de soluto e uma amostra que tenha quantidade já conhecida . Essa amostra conhecida é chamada de solução padrão e é através dela que podemos chegar aos resultados em relação a nossa amostra do laboratório.

Espectrofotômetro 

O preparo da amostra a ser analisada não é complexo, porém é um pouco trabalhoso: Utiliza-se 10 mL da amostra de água retirada de um água, e acrescenta 0,4 mL de R1(solução de Fenol), 0,4 mL de R2(Nitropussiato) e 1 mL de solução R3(Solução oxidante). Mistura-se bem essa solução preparada e a seguir a deixamos descansar por 30 minutos em local escuro, podendo ser utilizado um isopor para isso. Após esse período de tempo, devemos submeter a nossa amostra ao espectrofotômetro.



O primeiro detalhe é a calibração do aparelho. Com a amostra padrão(que consiste apenas em água destilada), se calibra a máquina, uma vez que esta amostra padrão é a nossa referência no estudo, ou seja, através de seu valor já conhecido chegamos às verdadeiras concentrações daquela nossa amostra do aquário.  
A leitura neste aparelho deve ser ajustada para 640 nm. 

Leitura em 640 nm, com valor de absorbância da amostra analisada

A amostra de nosso aquário deve ser colocada numa cubeta limpa. Caso ajam gotículas de água fora da cubeta, estas devem ser bem limpas, pois podem atrapalhar a precisão da análise no espectrofotômetro.


O valor obtido na leitura, no nosso estudo foi então jogado numa equação do Excel criada pelo GIA- Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais, com o intuito de  ser mais exata. É assim que obtemos a real concentração de amônia na amostra.


REFERÊNCIAS:
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrofot%C3%B4metro
http://www.acquaimagem.com.br/aquagenetica/site/wp- content/principios_sistema_recirculacao.pdf
* http://www.alconpet.com.br/produtos/ver/labcon-test-amonia-toxica-agua-salgada

Deixe as suas duvidas e sugestões nos comentários ou nos envie para o e-mail estudandonemos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário