sábado, 5 de abril de 2014

Reprodução IV: Os substratos

Em seu ambiente natural, os peixes palhaços são conhecidos pela simbiose com as anêmonas. Como já citado em postagem anterior(ver “O Peixe Palhaço"), estudos indicam que estes peixes possuem uma cobertura de muco no corpo que os torna resistente as substâncias urticantes das anêmonas, no entanto, como esse processo de adaptação ao efeito surgiu ao longo dos tempos ainda é muito discutido, sendo que Schlichter(1976) propôs que este muco foi originado das anêmonas e que foi transferido para alguns peixes através de um processo de aclimatização.


Como podemos observar então através deste ambiente “hostil” onde vivem,  na natureza a anêmona tem um papel de substrato fundamental para a sobrevivência do peixe palhaço. Ela é um local seguro para ocorrência da desova, pois além de oferecer proteção ao casal  contra predadores serve também de abrigo para os próprios filhotes. No entanto, em ambiente de cultivo, esta relação não é fundamental para que aja sucesso na criação do peixe palhaço, o que faz com que outros tipos de substrato possam ser ofertados para esses peixes.
No nosso estudo fizemos a escolha por três diferentes tipos de substrato: PVC(6cm de diâmetro x 5cm de comprimento), azulejo(15 largura x 20 cm de comprimento) e vaso de cerâmica(5cm diâmetro x 7 cm comprimento). A escolha foi feita com o intuito de avaliar a preferência dos casais quando desovarem.


Limpeza do substrato antes de sua colocada no aquário


Colocando o azulejo nos aquários

Os substratos: Tubos de PVC, Azulejo e Vaso de Cerâmica. Foto do aquário 6.

Allen(1972) observou que a relação entre casal e a visita a um em determinado substrato é importante de ser avaliada num estudo, pois ela pode ser um indicativo de onde ocorrerá uma futura desova. 

REFERÊNCIAS:
* SCHLICHTER, D. 1970. Chemister Nachweis der Übernahme anemoneneigener Schutzsotffe durch Anemonenfischen. Naturwissenschaften. 57: 312-313
* ALLEN,  G.R. 1972. The anemonefishes - their classification and biology. T.F.H. publications. 286 pp.

 Mande suas duvidas e sugestões nos comentários ou para nosso e-mail: estudandonemos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário