quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dados sobre o comportamento na formação de casais

Através dos dados que obtivemos ao longo do estudo, nós pudemos, com a ajuda do professor Antonio Ostrensky, construir um gráfico sobre os comportamentos anotados.
Fizemos 20 dias de observação, realizadas diariamente nos horários de 9:00h, 12:30h e 17:30h, com a duração de 1:30min por par analisado. Ao todo foram 18 aquários observados diariamente, o que totalizou 1194 observações no fim do estudo.
Os dados a seguir são referentes a este total.

Imagem 1

Como é possível ver na imagem 1, os comportamentos relacionados a alimentação(busca, comer, etc.) foram os que mais se mostraram predominantes ao longo das nossas observações instantâneas, seguidos da interação dos peixes com os substratos dos aquários(tubo de PVC, vaso de cerâmica e azulejo). Esses comportamentos foram observados em todos os aquários, ocorrendo diariamente.
 A agressividade entre os peixes também se mostrou presente, porém só ocorria entre alguns pares, não sendo portanto uma característica geral, tal como as interações sociais.
 Nenhum comportamento de coorte foi observado no nosso estudo(infelizmente!).

                                                                           Imagem 2
                                                                       
A imagem 2 mostra um comparativo estatístico dos comportamentos realizados pela fêmea e pelo macho.
Em relação a interação com o substrato e a busca na alimentação, a análise estatística nos mostra que a fêmea apresentou muito mais estes comportamentos do que o macho. No entanto, em relação a interação social, agressividade e comportamento de coorte, não houve muita diferença entre os dois sexos ao nível de 5% de significância. 

Agradecimentos: Ao professor Antonio Ostrensky, que nos ajudou a realizar as análises e os gráficos do nosso estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário