quarta-feira, 4 de junho de 2014

Comportamentos na formação de casais(parte 1)

Depois de um longo período de duvidas sobre o andamento, nós conseguimos enfim chegar aos resultados do nosso projeto. De um complexo estudo da influência de dietas e substratos na desova, migramos finalmente para um estudo mais básico sobre o comportamento na formação de casais, algo que só esteve ao nosso alcance devido a convivência diária que tivemos com os peixes palhaços, na qual pudemos observar alguns comportamentos muito expressivos durante nossas observações instantâneas.
A seguir, com base em nossas considerações, em vídeos que filmamos e também em nossas referências bibliográficas, está uma síntese do que observamos.

Comportamento na alimentação
Como um dos nossos primeiros passos dentro do projeto foi avaliar o comportamento do peixe palhaço durante a alimentação(pois na fase de adaptação às dietas avaliávamos a aceitação ou não dos alimentos oferecidos), observamos o comportamento de busca pelo alimento bastante presente ao longo do dia. Próxima à hora, durante  ou até mesmo muito tempo depois da alimentação, notávamos os peixes palhaços buscando alimento pelo aquário, o que vocês podem ver nos três vídeos que serão postados a seguir, filmados em diferentes momentos do manejo diário.

Vídeo 1- Busca na superfície do aquário, instantes antes da alimentação.

Vídeo 2: Busca na alimentação. Repare que estes animais procuram determinadas partículas, aquelas que cabem em suas bocas. Ao final do vídeo é possível ver um comportamento territorialista.

Vídeo 3: Busca do alimento ocorrendo com certa interação no substrato. Esse comportamento foi filmado horas depois do momento da alimentação.

As principais características que marcam a busca destes animais pelo alimento são:
·     1) Proximidade dos peixes na superfície(comportamento apresentado no vídeo 1): muito realizado quando eles percebem aproximação do tratador e/ou   em horário de alimentação.
·       2) Busca no fundo do aquário: Neste comportamento exploratório pode ou não ocorrer a alimentação com os resíduos de alimentos que se acumularam;
  3) Busca de alimento no e/ou pelo substrato(comportamento apresentado no vídeo 3): Interação do animal com os substratos presentes no aquário enquanto busca alimento.


Mas afinal, o comportamento de busca é comum ou não ao peixe-palhaço?
Segundo HASCHICK(1998), uma grande parte do tempo do peixe palhaço é destinada a alimentação e a busca por alimento. Tal condição também foi observada por nós, mesmo que nosso estudo tenha sido realizado dentro de um "sistema de cultivo", onde os peixes são submetidos a horários rigorosos de alimentação(no nosso projeto às 9:00h, 12:30h e 17:30h), bem como uma alimentação diferenciada do habitat natural, onde se alimentam mais precisamente de zooplânctons, copépodes, etc.  
 Assim, podemos perceber que o comportamento de busca é comum ao gênero Amphiprion, mesmo em condições de aquário.

Interação social
As interações sociais são importantes em termos de avaliarmos se o par de peixes palhaços apresenta um comportamento mais calmo e “gentil” um com o outro, o que é um bom indicativo de que possam formar um casal no futuro, embora não devamos se prender apenas a essa informação durante uma seleção de casais de peixes palhaços.
Dentro das interações sociais observamos mais os comportamentos como presença de movimentos suaves próximo ao par e/ou no próprio par(movimentos com a nadadeira, cabeça, etc.) e também se seguiam um ao outro, que é considerado um indicativo de boa interação entre o casal, quando não associados a comportamentos agonísticos(vide a próxima postagem).
 Comportamentos como esses foram observados em alguns aquários no nosso estudo, mesmo que não tenham sido filmados para apresentarmos no material final. Como já dito,  as interações são de grande ajuda para selecionarmos um casal, já que estudos indicam que um bom casal de peixes palhaços é aquele com interações mais sutis do que agressivas. 

REFERÊNCIAS:
* Gopakumar, G.Culture of Marine Ornamental Fishes with reference to Production Systems, Feeding and Nutrition.
HASCHICK, Rory Dean. REPRODUCTIVE BAHAVIOUR OF THE SKUNK CLOWNFISH, Amphiprion akallopisos, UNDER CAPTIVE CONDITIONS. Chapter 3: SPAWNING BEHAVIOUR OF A. akallopisos. 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário